Saiba o que é dextrose, para que serve, e onde encontrar

Saiba o que é dextrose, para que serve, e onde encontrar

Você sabe o que é dextrose e para que ela serve? A dextrose é um carboidrato simples, muito conhecido no ramo da nutrição esportiva. Por suas características, é bastante usada como uma fonte rápida de energia por atletas e entusiastas de atividades físicas, como musculação. 

Essa substância, que é um açúcar derivado da quebra do amido, tem um papel importante na dieta de quem busca melhorar o desempenho e recuperação muscular após exercícios em alta intensidade. 

Mas, será que o seu uso é restrito apenas ao mundo dos esportes? Quais outros benefícios a dextrose pode oferecer? Acompanhe a leitura deste artigo para entender o que é dextrose, suas funções, benefícios e algumas curiosidades que talvez você ainda não saiba. 

Boa leitura!

O que é dextrose e para que serve?

A dextrose é um suplemento formado por carboidratos simples, com a característica de ser rapidamente absorvido pelo organismo e então convertido em glicose (açúcar). 

Por se tratar de um monossacarídeo, após seu consumo, a dextrose promove uma resposta glicêmica imediata. Essa resposta é determinante para a manutenção adequada dos níveis de glicose no sangue em momentos críticos — antes, durante e após exercícios. 

Assim, a função da dextrose é fornecer energia de forma rápida e eficiente, o que é essencial para quem se dedica a treinos intensos e busca maximizar os resultados. 

Além disso, na indústria alimentícia, a dextrose é utilizada como adoçante natural em diversos produtos, como bebidas (refrigerantes, sucos, energéticos), alimentos processados (biscoitos, bolos, sorvetes) e conservas (frutas em calda, compotas). 

A capacidade dessa substância de adoçar e agregar textura contribui de maneira importante para a qualidade, durabilidade e o sabor dos alimentos industrializados.

Por fim, outro exemplo de uso da dextrose é no ambiente hospitalar, em que ajuda a combater a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) e também evitar a desnutrição.

Leia também: Para que serve o bicarbonato de sódio? Veja usos surpreendentes e mais

Qual a diferença entre maltodextrina e dextrose?

Assim como a dextrose, a maltodextrina é um carboidrato que é rapidamente absorvido pelo organismo. Entretanto, há algumas diferenças entre os dois suplementos. 

A principal diferença é que a dextrose é um monossacarídeo (açúcar simples), enquanto a maltodextrina é um polissacarídeo (açúcar complexo)

Essa diferença determina como será a taxa de absorção de cada suplemento pelo organismo: a dextrose proporciona um pico de energia imediato, enquanto a maltodextrina, libera glicose de forma mais lenta e estável. 

Qual a diferença entre glicose e dextrose?

Embora muitas vezes sejam considerados sinônimos, glicose e dextrose são coisas diferentes. Glicose, como sabemos, é o termo geral para o açúcar no sangue usado como energia celular. 

Já a dextrose é um tipo específico de glicose que é dextrorrotatório, o que significa que gira a luz polarizada para a direita. Portanto, enquanto a glicose abrange diversas formas de açúcar, como a dextrose descreve sua versão pura em produtos alimentícios e suplementos.

Leia também: Funções da goma xantana na indústria alimentar

É bom tomar dextrose? Engorda?

A dextrose costuma ser benéfica, especialmente para quem se dedica a exercícios físicos de alta intensidade e longa duração. 

Entretanto, o consumo excessivo de qualquer tipo de açúcar, incluindo a dextrose, pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Por isso, é importante ter atenção quanto à dosagem — que deve ser recomendada por um médico ou nutricionista. 

Mas, então, tomar dextrose engorda? O consumo da substância em si não engorda automaticamente. Mas, quando consumido em excesso e da forma errada, pode sim contribuir para o ganho de peso. 

Como você já viu, a dextrose é uma fonte de energia rápida, e se a energia que ela fornece não for utilizada pelo corpo, então será armazenada na forma de gordura.

Como as pessoas tomam dextrose?

De forma geral, o consumo de dextrose é em forma de pó diluído em água. 

Para treinos de musculação, com o objetivo de ganho de massa, a recomendação é ingerir cinco colheres de sopa (50 g) de dextrose em 250 ml com água, cerca de uma hora antes do treino.

Para que é indicado a dextrose?

A dextrose, possui diversas aplicações importantes. O seu uso mais conhecido é como suplemento energético para atletas e praticantes de atividades físicas. 

Também é indicada para pessoas com hipoglicemia, porque ajuda a elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue em casos de queda, combatendo sintomas como tonturas e desmaios.

Além disso, seu uso é indicado na indústria alimentícia para adoçar alimentos e bebidas, e realçar o sabor e a textura dos produtos, além de aumentar sua durabilidade. 

Quais os benefícios da dextrose?

Além de várias aplicações possíveis, seja em nível individual ou industrial, a dextrose tem vários benefícios. Alguns dos principais são:

  • Eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue, fornecendo energia imediata ao corpo;
  • Ajuda na reposição de glicogênio muscular pós-treino, o que facilita a recuperação;
  • Melhora no desempenho em atividades físicas intensas;
  • Trata a hipoglicemia;
  • É um adoçante eficiente na indústria alimentícia;
  • Melhora a textura e sabor em alimentos processados;
  • É um conservante natural.

Cuidados e precauções

Para atletas e praticantes de atividades físicas, o uso da dextrose deve ser feito conforme a necessidade de energia, sempre evitando exceder a dose recomendada. 

Aliás, é importante lembrar que a dextrose é basicamente um açúcar, por isso não é recomendado para pessoas que têm diabetes ou restrições com glicose. Em todo caso, é  essencial coordenar o uso com um nutricionista. 

Na hora de adquirir o suplemento, é importante observar se o fabricante possui o selo da ANVISA.

Já no contexto industrial, a principal recomendação é que as indústrias escolham adquirir dextrose de fornecedores certificados, com a qualidade e pureza do produto garantidas. 

Além disso, é importante considerar as regulamentações pertinentes à segurança alimentar para evitar contaminações e garantir a integridade do alimento produzido.

Onde encontrar Dextrose?

A Pochteca Coremal, empresa com mais de 70 anos de experiência no fornecimento de insumos industriais, oferece dextrose de alta qualidade em padrões industriais para as mais diversas aplicações e necessidades.

Com presença em 10 países do continente americano, a Pochteca agora também conta com uma loja virtual, com garantia de entregas rápidas e eficientes em todo o Brasil.

Para adquirir dextrose com qualidade e segurança, acesse a nossa loja virtual!

Conclusão

Neste artigo você viu o que é dextrose: um carboidrato simples que oferece uma fonte rápida de energia, e por isso é bastante consumida como suplemento energético para atletas. 

Além disso, também é um aditivo importante para a indústria alimentícia, pois melhora o sabor e a conservação de alimentos processados. 

Por fim, encontrar dextrose é simples, graças a fornecedores confiáveis, como a Pochteca Coremal.

Quer conferir outros artigos como este? Acesse o blog da Pochteca!