Benzoato de sódio: entenda o que é, para que serve e onde encontrar

Benzoato de sódio: entenda o que é, para que serve e onde encontrar

Se você já leu o rótulo de algum produto alimentar, provavelmente encontrou o termo “benzoato de sódio". Mas o que de fato é este ingrediente? 

O benzoato de sódio é um aditivo utilizado para garantir a segurança e a longevidade de diversos produtos alimentícios. 

No entanto, por suas versatilidade, é usado não só para a conservação de alimentos e bebidas, mas também está presente em indústrias de produtos de limpeza, cosméticos, produtos de higiene oral e também no setor farmacêutico. 

Para entender melhor o que é benzoato de sódio, quais suas funções, aplicações e, principalmente, onde encontrá-lo, preparamos este guia completo. 

Para conhecer mais sobre esse composto, continue lendo!

O que é benzoato de sódio?

O benzoato de sódio é um sal branco, cristalino, granulado ou gelatinoso, solúvel em água, com odor suave e um sabor adocicado.

A substância é derivada do ácido benzoico combinado com hidróxido de sódio. É mais conhecido pelo seu uso como conservante em alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal. 

Esse aditivo é popular por sua função conservante e eficácia em manter a qualidade e a segurança dos produtos, prolongando sua vida útil. 

É encontrado em itens como refrigerantes, molhos, conservas e também em xampus, cremes dentais e produtos de cuidados com a pele.

Uma curiosidade é que essa substância é naturalmente presente em algumas frutas, em porcentagens mínimas, é claro.

Qual é a função do benzoato de sódio?

Como dito anteriormente, o benzoato de sódio é um aditivo, principalmente utilizado na indústria alimentícia como conservante. 

Sua função é basicamente prolongar a vida útil dos produtos, inibindo o crescimento de bactérias, fungos e leveduras. Além disso, é empregado como agente antifúngico em formulações farmacêuticas, e também em produtos de cuidados orais. 

O benzoato de sódio é considerado um conservante seguro e eficaz pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Em produtos alimentícios, a concentração máxima permitida varia de produto para produto, mas geralmente não passa de 0,2 g/kg.

Já em produtos saneantes, é de 2,5% (p/p), enquanto em cosméticos e sabonetes, a uma concentração recomendada fica entre 0,1% a 0,5%.

Aplicações do benzoato de sódio

Agora que você já sabe o que é e para que serve o benzoato de sódio, vamos conhecer melhor as aplicações da substância em diferentes indústrias. Acompanhe: 

Indústria alimentícia

Na indústria alimentícia, é usado como conservante para prevenir a deterioração dos alimentos causada por microrganismos. 

Adicionado a produtos com pH ácido, ele estende a vida útil dos alimentos ao inibir o crescimento de bactérias, fungos e leveduras, mantendo a segurança e qualidade do produto.

Confira 10 alimentos que têm esse aditivo na composição: 

  • Refrigerantes;
  • Sucos de frutas;
  • Molhos para salada;
  • Geleias;
  • Produtos de panificação;
  • Embutidos;
  • Margarinas;
  • Picles;
  • Vinagres;
  • Ketchups.

 

Leia também: Conheça os tipos de álcool industrial e como comprar

Medicamentos

Na indústria de medicamentos, o benzoato é utilizado principalmente como lubrificante para cápsulas e comprimidos, com a função de torná-los transparentes e suaves, facilitando a quebra após a ingestão.

Ainda atua como conservante para assegurar a segurança e esterilidade dos produtos farmacêuticos. 

Também é comumente encontrado em xaropes para tosse e outros líquidos orais, em que sua função é prevenir o crescimento de microrganismos que podem não apenas comprometer a eficácia do medicamento, mas também colocar a saúde em risco. 

Além disso, em certos casos, é utilizado como um intermediário na fabricação de princípios ativos ou mesmo como um tratamento adjunto em distúrbios metabólicos, como a hiperamoniemia.

Cosméticos

Outro uso muito comum é na indústria cosmética, em que sua capacidade de conservação o torna um ingrediente comum em produtos de beleza e cuidados pessoais. 

Isso porque, como você já viu, a principal função do benzoato é inibir o crescimento de bactérias e fungos. Portanto, ajuda a manter a qualidade, segurança e, consequentemente, a vida útil dos cosméticos. 

O benzoato de sódio pode ser encontrado em itens como loções, shampoos, condicionadores, maquiagens, e até mesmo em produtos destinados ao cuidado da pele, como cremes e esfoliantes. 

Produtos de limpeza

Finalmente, o benzoato de sódio é utilizado como um agente antimicrobiano para evitar a proliferação de bactérias e fungos dentro de produtos de limpeza. 

A ação conservante contribui não apenas para estender a vida útil dos produtos de limpeza, mas também para prevenir a degradação dos componentes orgânicos presentes em suas formulações. 

Além disso, por assegurar que os produtos permaneçam puros e livres de contaminação, o benzoato de sódio contribui para manter a eficácia na higienização e desinfecção dos ambientes onde são utilizados.

Alguns exemplos de produtos com esse componente são: limpadores multiuso, desinfetantes, detergentes e sabões.

Leia também: Saiba o que é dextrose, para que serve, e onde encontrar

Onde encontrar benzoato de sódio?

Para quem está em busca de um fornecedor confiável e de qualidade para encontrar benzoato de sódio e outros insumos em níveis industriais, a Pochteca Coremal é a melhor escolha! 

A Pochteca Coremal é líder em produtos químicos na América Larina, com um catálogo completo de produtos químicos.

Além disso, os produtos atendem a todos os padrões de qualidade e segurança exigidos pelo mercado, tanto em sua produção, quanto no armazenamento e distribuição. 

Afinal, o nosso compromisso é fornecer produtos químicos de alta qualidade e serviços excepcionais aos nossos clientes. 

Na nossa loja online, você encontra benzoato de sódio granulado e em pó, e ainda aproveita um processo de compra simples e rápido. Acesse o site e conheça!

Conclusão

Em conclusão, o benzoato de sódio é um aditivo versátil e empregado em múltiplos setores, como a indústria alimentícia, além de fabricação de cosméticos e de produtos de limpeza. 

Embora seja considerado seguro quando utilizado em concentrações aprovadas por órgãos reguladores, é sempre importante informar sua presença nos produtos, além de entender as implicações do seu uso. 

Para conferir outros conteúdos como este, acesse o blog da Pochteca Coremal.