Álcool industrial: conheça os tipos e saiba como comprar

Álcool industrial: conheça os tipos e saiba como comprar

Além dos produtos domésticos e dos desinfetantes do âmbito da saúde, o álcool é matéria-prima de uma infinidade de produtos, dos mais variados segmentos da indústria. 

Mas você sabia que também existem diferentes tipos de álcool industrial, cada um com características e aplicações específicas? 

Compostas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, as cadeias moleculares variadas da substância influenciam diretamente suas propriedades e também as aplicações em segmentos farmacêutico, de limpeza, combustíveis, entre muitos outros.

Por isso, entender essas diferenças é importante para fazer uma escolha informada na hora de comprar seu álcool industrial.

Acompanhe a leitura!

Álcool para indústrias: quais são os principais?

O álcool é uma substância química amplamente utilizada em diversas indústrias. Sua estrutura possui uma parte chamada hidroxila, formada por oxigênio e hidrogênio ligados a um átomo de carbono. 

Essa característica confere aos diferentes tipos da substância algumas propriedades específicas, como ser incolor e facilmente inflamável, com alguns deles sendo bastante voláteis.

A seguir, conheça três álcoois importantes na indústria: o isoamílico, o etanol hidratado, e o etanol absoluto. 

1. Álcool isoamílico

O isoamílico é conhecido por seu odor forte e característico, bastante associado a frutas. 

Composta por cinco átomos de carbono, sua estrutura química o torna menos volátil que os álcoois menores. Esse tipo de álcool é relevante em análises de leite, produção de aromatizantes, essências e em sínteses químicas. 

Inclusive, na indústria de bebidas é um dos componentes responsáveis pela formação do perfil aromático de alguns destilados e vinhos.

Devido à sua capacidade de dissolver diversos compostos orgânicos, é também utilizado em indústrias de cosméticos e produtos de limpeza.

2. Álcool etílico-hidratado

Por sua vez, o etílico-hidratado, ou simplesmente etanol, é um dos tipos mais utilizados devido à sua eficiência como combustível, e em outras aplicações. Geralmente, é encontrado com 95,1% a 96% de graduação alcoólica.

É aquele etanol dos postos de combustível, adicionado à gasolina ou utilizado em veículos flex. É também encontrado em géis antissépticos e soluções de limpeza por sua propriedade desinfetante para destruir bactérias e vírus. 

Também é utilizado em bebidas alcoólicas, como solvente, e na produção de produtos químicos.

3. Álcool etílico-absoluto

Finalmente, o etílico-absoluto (anidro), como o nome indica, possui um grau de pureza extremamente alto, com menos de 1% de água em sua composição. 

Para alcançar essa porcentagem de pureza, deve passar por um processo para retirada dos 4% de água presentes no etanol. 

Com rápida evaporação e alta pureza, é ideal para aplicações que requerem absoluta ausência de umidade. 

Um exemplo de seu uso é na indústria farmacêutica, na produção de medicamentos e laboratórios, sendo usado como solvente em reações químicas e para limpeza e esterilização de equipamentos. 

Em eletrônica, é utilizado na limpeza de componentes delicados, enquanto na pesquisa científica, serve como reagente químico e extrator de substâncias devido à sua alta volatilidade e pureza.

Além disso, é um solvente de excelente qualidade, muito usado nas indústrias de tintas, solventes, resinas, plásticos e muito mais.

Leia também: Fluidos de transferência de calor: definição, tipos e aplicações

Onde podem ser usados?

Quem leu até aqui já sabe que o álcool é uma substância bastante versátil, pois pode ser aplicada em uma infinidade de contextos industriais. 

Além disso, é um combustível necessário para a mobilidade, para a saúde, e, claro, está presente nas bebidas que consumimos. 

O isoamílico, especificamente, é essencial na fabricação de essências e fragrâncias, e atua também como um componente no enriquecimento de aromas de vinhos e destilados. 

Enquanto isso, o etílico-hidratado é bastante empregado como combustível automotivo e como agente antisséptico, além de ser utilizado em produtos de limpeza doméstica e industrial. 

Já o etílico-absoluto, devido à sua alta pureza, é essencial em laboratórios e indústrias farmacêuticas para a síntese de medicamentos e esterilização de equipamentos, assim como na limpeza de componentes eletrônicos sensíveis.

Quem pode comprar?

Para adquirir esse tipo de substância para um contexto industrial, o primeiro passo é encontrar uma fornecedora de insumos industriais de confiança, que garanta a qualidade dos produtos – como a Pochteca Coremal

Vale lembrar que a compra desses alcoóis é restrita a entidades que possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e uma licença emitida pela Polícia Civil. 

Essa medida existe para assegurar que a aquisição e o uso atendam a normas de segurança e regulamentações governamentais. 

Portanto, apenas empresas devidamente registradas e autorizadas podem realizar a compra destes produtos químicos.

Quais os tamanhos disponíveis?

Na Pochteca Coremal, assim como na maioria das distribuidoras industriais, você encontra os diferentes álcoois nos seguintes tamanhos: 

  • Isoamílico: 162 kg;
  • Etílico-hidratado: 162 kg e 205 kg;
  • Etílico-absoluto: 162 kg, 205 kg, 790 kg e 1000 kg. 

Como comprar na Pochteca Coremal?

Com mais de 70 anos de experiência fornecendo insumos industriais, agora comprar na Pochteca Coremal é mais fácil do que nunca: basta acessar nossa loja online, com entrega para todo o Brasil. 

Em nosso site, você encontra um catálogo amplo e completo com álcoois e outras substâncias químicas produzidas, armazenadas e distribuídas com a máxima qualidade e eficiência. 

Atendemos vários setores industriais, como:

  • tratamento de água;
  • tintas e revestimentos;
  • mineração;
  • alimentícia;
  • automotiva;
  • exploração e perfuração de petróleo;
  • cuidados pessoais e domésticos;
  • limpeza e saneamento;
  • indústria metalúrgica e muitas outras. 

 

No catálogo da Pochteca você encontra álcoois industriais em diferentes tamanhos. Acesse e conheça!

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os álcoois isoamílico, etílico hidratado e absoluto, que são três dos tipos mais utilizados na indústria. Também apresentamos suas características, funções e alguns exemplos de aplicações. 

Para comprar esse tipo de substância, é necessário que as organizações atuem em conformidade com as regulamentações legais. 

Para isso, recomenda-se adquirir álcool industrial apenas através de fornecedores confiáveis, portando CNPJ e com as licenças necessárias devidamente regularizadas.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse o blog da Pochteca Coremal.