ÁLCOOL ETÍLICO

ÁLCOOL ETÍLICO

O álcool etílico C2H5OH ou etanol (nome IUAPC) é um dos álcoois mais utilizados em diferentes indústrias. Além disso, é o produto químico orgânico que historicamente tem sido o mais ocupado pelo homem.

 

FORMAÇÃO DO ÁLCOOL ETÍLICO

Se encontra na natureza na fermentação dos açúcares das frutas ou de grãos como o arroz, cevada, cana, beterraba açucareira, milho, sorgo ou batata.

 

O álcool etílico pode ser produzido por fermentação ou por síntese orgânica.

 

CARACTERÍSTICAS DO ÁLCOOL ETÍLICO

O álcool etílico é um líquido incolor, transparente, volátil e altamente inflamável. O seu ponto de ebulição é de 78°C a 79°C, o seu ponto de fusão é de -114°C, o seu ponto de inflamação é de 14°C e a sua temperatura de auto-ignição é de 365°.

 

A fórmula química é H3C-CH2-OH, o que indica que é um composto químico alifático orgânico, com um grupo hidroxila funcional.

O etanol tem um aroma intenso característico, é solúvel em água em qualquer proporção; também é miscível com clorofórmio e álcool metílico. É um diluente universal, por isso é usado como solvente e na síntese de muitos compostos químicos.

 

O álcool etílico é um composto orgânico sintético cuja utilização remonta à antiguidade, quando obtido por fermentação de açúcares e leveduras e posteriormente submetido a um processo de destilação. Atualmente, é obtido pela reação de etano com vapor. Os gases de etanol são arrefecidos para formar álcool líquido ou álcool de grãos, e finalmente desnaturados para ser adequado para várias aplicações industriais.

 

Atualmente, o etanol é produzido como produto de segunda geração pela fermentação de resíduos agrícolas ou florestais.

 

UTILIZAÇÕES DO ÁLCOOL ETÍLICO:

INDÚSTRIA QUÍMICA

Na indústria química, o álcool etílico é utilizado na síntese orgânica como matéria-prima, já que se activa com alguns solventes e derivados de celulose, formando azetropos binários e ternários, que se utiliza na formulação de colas, tintas, entre outros produtos utilizados nos processos de impressão e pintura.

 

BACTERICIDA E DESINFECTANTE

Quando o álcool etílico está em uma concentração acima de 70% tem um alto potencial bactericida e desinfetante que é usado na fabricação de sabonetes, géis e produtos de limpeza para diferentes superfícies.

 

 

AROMATIZANTES E PERFUMES

O etanol é um dos aditivos mais utilizados para a formulação de produtos de perfumaria, como ambientadores, aromatizantes e perfumes. Normalmente utilizado numa concentração de 96% como conservante e diluente dos outros ingredientes e, devido à sua volatilidade, evapora-se rapidamente depois de aplicado, não afetando a pele.

 

BEBIDAS ALCOÓLICAS

Todas as bebidas alcoólicas têm álcool etílico em diferentes concentrações, variando entre 4° e 15° em bebidas fermentadas como o vinho ou a cerveja, até 40° e 50° em bebidas destiladas como o uísque, a vodka ou o gin.

 

BIOCOMBUSTÍVEIS

Como o etanol é uma matéria-prima de origem vegetal, é utilizado como biocombustível misturado com gasolina ou diesel em diferentes proporções para reduzir o consumo de combustíveis e as emissões poluentes.

 

 

MODO DE USO E ARMAZENAMENTO, O QUE FAZER E PRECAUÇÕES?

  • Manter o álcool em recipientes fechados, fora do alcance das crianças, longe de fontes de ignição e de calor.
  • Não fumar, não cozinhar alimentos, nem utilizar fontes de faíscas ao utilizar etanol, ou no local onde é armazenado.
  • Evitar o contato com mucosas, olhos, zonas sensíveis da pele ou que tenham feridas.
  • Não ingerir o álcool sozinho, sua aplicação é apenas externa e deve ser trabalhado em ambientes controlados.

No catálogo da Pochteca encontrará uma grande variedade de produtos químicos industriais como o álcool etílico.

 

Encontra grande variedade na venda de matérias-primas. Temos produtos químicos para a indústria de cuidados pessoais, limpeza doméstica, produtos químicos têxteis, para a indústria alimentar e muito mais.